Nova sede da Prefeitura de Manhuaçu traz mais economia para o município
Nova sede da Prefeitura de Manhuaçu traz mais economia para o município
Publicado em 18/03/2019 10:15 - Atualizado em 18/03/2019 11:21
A Prefeitura de Manhuaçu está em novo endereço, funcionando na Praça 05 de Novembro, 381, no prédio que, durante anos, abrigou o Fórum Desembargador Alonso Starling. Os esforços da Prefeita Cici e do Deputado João Magalhães, logo no começo dos trabalhos à frente da Administração, resultaram nesta conquista, conseguindo-se com o Governo do Estado a devolução do imóvel ao município.
Com a inauguração do Paço Municipal Márcio Vargas Leitão de Almeida, a Administração Ouvir para Governar trará grande economia para os cofres públicos, com a redução de aluguéis pagos pela Prefeitura para o funcionamento de secretarias e departamentos.
Distante poucos metros da antiga sede, o novo local oferece maior número de salas, possibilitando a instalação da estrutura da Prefeitura e de outros setores que se encontravam em imóveis particulares alugados, como é o caso das Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente. É prevista também a instalação do PROCON no local.
No antigo endereço, onde o Executivo funcionou por mais de trinta anos, haverá mais economia para o município, em breve, com a instalação de setores que também estão em imóveis alugados. A proximidade entre os prédios favorecerá a logística dos trabalhos dos servidores no dia-a-dia, com mais eficiência e redução de gastos e tempo de deslocamento.
Inauguração
A solenidade oficial de inauguração ocorreu às 17h desta sexta-feira, 15/03, quando a Prefeita Cici Magalhães e o Vice-prefeito Renato Cezar Von Randow (Renato da banca) receberam a população e autoridades locais e regionais, além de familiares do saudoso senhor Márcio Leitão, homenageado com o nome do novo Paço Municipal.
A Banda de Música do 11º BPM, sob a regência do Capitão Adilson, animou a cerimônia com seleto repertório e executou brilhantemente o Hino Nacional.
As bênçãos das instalações e as orações foram conduzidas por Diácono Rafael, e, em seguida, as autoridades se pronunciaram e descerraram as placas inaugurais.
Entre os presentes, o Deputado Estadual João Magalhães; Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Manhuaçu,
Dr. Vinícius Dias Paes Ristori; Presidente da Câmara, João Gonçalves Linhares Júnior, e demais vereadores; Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Franco; Delegado Regional, Dr. Carlos Roberto; ex-Provedor do Hospital César Leite, Dr. Michel Hannas; Prefeitos de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo; de Ipanema, Dr. Walter, e de Santa Margarida, Geraldo Schiavo, além de servidores.
Na ocasião, o público conheceu um pouco mais sobre a vida do saudoso Márcio Vargas Leitão de Almeida.
A solenidade foi encerrada com belíssima apresentação do coral das crianças do Programa Prefeitura/ AABB Comunidade.
Márcio Leitão
Márcio Leitão nasceu em Manhuaçu, em 16 de dezembro de 1945, filho de Manoel Leitão de Almeida e de Sra. Hilda Vargas Leitão de Almeida.
Serviu ao Exército Brasileiro, sendo Diplomado em data de 12/03/66, pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte, como Reservista da Infantaria. Também na capital, formou-se em Ciências Econômicas na UFMG (1968).
Casou-se com Sra. Míriam Junqueira Leitão com quem formou sólida família, sendo agraciados com quatro filhos, Alexandre, Adriana, Débora e Bruno, que lhes deram seis netos.
Trabalhou na Sidecap e retornou a Manhuaçu em 1971 para, junto com seu irmão Paulo, assumir as atividades da Casa Leitão, empresa fundada por seu pai que se consolidou na cidade no segmento de material de construção. Também atuava na agricultura, revelando-se experiente cafeicultor.
O empreendedorismo do qual era possuidor não o afastou da filantropia. Ingressou no Rotary Club de Manhuaçu, presidindo-o por três mandatos. Exerceu também, por vários mandatos, serviço voluntário como Membro do Conselho Superior do Hospital César Leite. Também foi um dos fundadores e presidente da SCAMG-Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Minas Gerais – atualmente presidida pelo filho, Alexandre Junqueira Leitão.
Assumiu a gestão como um dos fundadores responsáveis pela constituição da CDL-Clube dos Diretores Lojistas de Manhuaçu durante o biênio 1981-1982, dedicando-se incansavelmente para sua existência e prosperidade, tendo sido o seu primeiro presidente.
Márcio Leitão faleceu em julho de 2018, após enfrentar com fortaleza, mas com sabedoria enfermidade grave, que nos privou de seu convívio.
A Lei Municipal 3.868/2017, que outorga esta homenagem com o nome Paço Municipal Márcio Vargas Leitão de Almeida é de autoria do vereador Rogério Filgueiras Gomes e foi aprovada por unanimidade no plenário.
por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu