Manhuaçu se despede do ex-prefeito Getúlio Vargas
Manhuaçu se despede do ex-prefeito Getúlio Vargas
Publicado em 19/10/2018 18:58 - Atualizado em 22/10/2018 07:39
A população de Manhuaçu se despediu do ex-prefeito e ex-vereador Getúlio Alves Vargas, esta semana.
Com 89 anos de idade, Getúlio era advogado e exerceu o cargo de vereador na Câmara Municipal nos períodos de 1963 a 1966 e 1967 a 1970. Foi presidente por duas vezes 1964 e 1970. Em 1973, foi empossado Prefeito no mandato que se estendeu até 1976. Getúlio faleceu na quinta-feira, 18/10 e sepultado na sexta-feira, 19.
Estádio JK
Em sua atuação à frente da Administração Municipal, o ex-prefeito foi responsável por diversas ações. Entre elas, a construção do Estádio Municipal Juscelino Kubitschek, considerada a primeira homenagem póstuma no Estado ao Ex-presidente da República, no ano de 1976. Juscelino faleceu em 22 de agosto daquele ano e o estádio foi inaugurado menos de três meses depois, no dia cinco de novembro. Na ocasião, a sugestão da homenagem teria sido dada pelo então Vereador Lúcio de Assis.
Cerca de 10 mil pessoas teriam prestigiado o primeiro espetáculo futebolístico apresentado no majestoso estádio. As bênçãos de inauguração foram procedidas por Padre José Martins da Silva.
Na solenidade, Getúlio Vargas foi homenageado por um antigo craque de Manhuaçu, Amin Nagre, que lhe concedeu placa com os seguintes dizeres: ‘Ao Prefeito Getúlio Vargas, que, se não é Doutor, fica sendo, diante desta obra monumental que é o Getulão. Aqui fica o agradecimento de todos aqueles que um dia jogaram no velho campo careca da Rua Antônio Wellerson’.
O primeiro jogo disputado no estádio foi ganho pelo Misto Quente do Atlético (MG), que venceu a Desportiva Ferroviária (ES) por 1x0.
Implantação da 3ª DRPC e nova iluminação no centro
Em março de 1976, Getúlio firmou com a Secretaria de Segurança Pública do Estado a implantação da Delegacia Regional de Polícia Civil em Manhuaçu, com atendimento a 25 cidades.
Em maio daquele mesmo ano, no Dia das Mães, era inaugurada a nova iluminação no centro da cidade, com lâmpadas à base de vapor de sódio – preferidas pela economia de consumo e maior poder de iluminação, na época.
Academia de Letras e homenagens
Em 29 de maio de 2006, o ex-prefeito foi empossado como membro honorário da Academia Manhuaçuense de Letras. Na ocasião, a AML era presidida por Dr. Paulo Roberto de Magalhães Alves.
Getúlio recebeu o Diploma de Membro Honorário e a faixa da entidade acompanhado de familiares e amigos.
Naquele mesmo ano, a SAMBES (Sociedade de Amigos e Moradores do B. Engenho da Serra), sob a presidência do Ex-vereador Nelci Alves (Teté) prestou homenagem ao ex-prefeito em solenidade realizada na EE João Xavier da Costa. Emocionado, Getúlio discursou aos presentes, relatando o trabalho desenvolvido na época e sua dedicação pelo município. Entre os homenageados naquela distinta noite, o saudoso Padre Jésus e a Prefeita Cici Magalhães.
O trabalho de Getúlio Vargas, enquanto Prefeito, ficou conhecido pelas diversas obras realizadas, assistência às famílias desprovidas de recursos financeiros e as grandes festas de carnaval que eram promovidas.
Sempre muito dedicado a conversar com as pessoas, Getúlio era de uma sabedoria singular, recordava histórias de Manhuaçu e mostrava bem as nuances da política na cidade nos tempos passados.
Nesta sexta-feira, considerando o trabalho e seu legado em prol de Manhuaçu, o Governo Municipal decretou luto oficial de três dias nas repartições públicas em reconhecimento ao ex-prefeito.
(C/ pesquisa de Nilson Alves de Freitas)
por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu