HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE DA FAMÍLIA - PACS REALEZA
Seguindo com às matérias sobre o trabalho realizado pelos profissionais de saúde em cada Estratégia de Saúde da Família (ESF), a equipe da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Manhuaçu prossegue com a reportagem sobre os procedimentos realizados no PACS de Realeza
Publicado em 25/11/2014 09:01 - Atualizado em 25/11/2014 09:08
Parte da equipe do PACS Realeza
A coordenadora do PACS Realeza, enfermeira Elisa de Fátima Silva
Unidade oferece serviços odontológicos
Em média, são realizados 12 eletrocardiogramas por dia
A unidade de saúde conta com quatro médicos, uma enfermeira, quatro auxiliares de enfermagem, uma assistente administrativa, nove agentes comunitários de saúde, dois dentistas, um auxiliar de consultório odontológico e um auxiliar de serviços gerais.
Os profissionais são responsáveis por três unidades de atendimento, além de Realeza, as zonas rurais de Palmeiras e Manhuaçuzinho também estão sob responsabilidade dos 23 funcionários. A equipe do PACS Realeza presta atendimento a 3.189 usuários, distribuídos em 1.210 pessoas em Realeza, 1.007 em Palmeiras e 972 em Manhuaçuzinho.
De acordo com a coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Realeza, enfermeira Elisa de Fátima Silva, a diferença entre ESF e PACS se baseia em um número maior de profissionais alocados na unidade de Realeza, e a realização de alguns procedimentos a mais, como o eletrocardiograma. Por se tratar de uma unidade considerada mais completa, o PACS de Realeza não possui parceria com o NASF.
Elisa de Fátima Silva destacou os procedimentos realizados nas três unidades, e a distribuição de profissionais para atender a demanda de cada localidade. “Temos três unidades em uma, somos compostos pelas unidades de Realeza, Manhuaçuzinho e Palmeiras. Em cada uma dessas unidades nós temos médicos e auxiliares de enfermagem, e eu visito diariamente todas as unidades”, disse.
A coordenadora do PACS Realeza falou sobre alguns procedimentos realizados, que visam a prevenção e a promoção da saúde em geral. “A unidade de Realeza oferece atendimento de clínico geral e especializado (Angiologia e Pediatria), sendo o atendimentos de angiologia extensivos a todas as ESFs do município, e o de pediatra extensivo a todos os ESFs rurais. É um benefício para a população, em especial aos Moradores de Manhuaçuzinho e Palmeiras, visto que teriam que se deslocar para Realeza ou Manhuaçu, se não existisse uma unidade de ESF nesses locais. Os profissionais dos ESFs rurais aplicam vacinas, prestam atendimentos médicos, realizam coleta de preventivo, e todos os atendimentos de nível médio, diariamente”.
A enfermeira Elisa ainda destacou os atendimentos oferecidos pela unidade de Realeza. “Realizamos atendimento odontológico, temos dois dentistas que atendem nossa unidade e todos os ESFs rurais, sempre lembrando das unidades que não possuem dentistas. Fazemos uma média de doze eletrocardiogramas por dia, no mais, os procedimentos de vacinas, curativos, coletas de sangue, entre outros”, frisou.
USUÁRIOS SATISFEITOS
O lavrador Hélio Gonçalves Rosa é um dos usuários que está satisfeito com o atendimento em saúde do PACS local. Segundo ele, todo a equipe de profissionais prestam um serviço de qualidade. "Não tenho do que reclamar, só tenho a agradecer. São excelentes profissionais, que realizam um trabalho muito competente”.
Poliana de Almeida Mendes também aprova os serviços oferecidos pelo PACS e a atenção recebida por parte da equipe. “Muito satisfeita, trago meu filho ao dentista e nunca aconteceu nada de errado, são profissionais muito competentes. Já realizei exames preventivos também e sempre fui muito bem atendida. Estão de parabéns pelo serviço realizado”.
por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu