Abertura de biênio 2025/2026 do Programa Saúde na Escola é realizada em Vilanova
Promover o autocuidado e fortalecer as políticas de saúde e o entrosamento da comunidade escolar, este são alguns dos objetivos do Programa Saúde na Escola
Publicado em 31/03/2025 17:03
Promover o autocuidado e fortalecer as políticas de saúde e o entrosamento da comunidade escolar, este são alguns dos objetivos do Programa Saúde na Escola, o qual teve a abertura dos trabalhos para o biênio 2025/2026, realizada no último sábado (29/03), na Escola Municipal Joaquim Ubaldino de Meira, distrito de Vilanova.
No ato estiveram presentes a comunidade escolar, os secretários municipais de Educação Daniel Vieira e de saúde Juliano Estanislau, os vereadores Gilson e Jorge do Ibéria, a Prefeita Imaculada e os servidores que estarão envolvidos nas ações do programa, que pretende atingir todas as 53 escolas municipais.
Em sua fala inicial, o secretário de Educação Daniel Vieira, ressaltou o papel da comunidade escolar no desenvolvimento educacional dos alunos. “O nosso objetivo é fazer com que cada vez mais, as famílias estejam envolvidas no processo educacional das nossas crianças, adolescentes e jovens, por isso nós estamos aqui nesta escola hoje, que está inserida no maior distrito que nós temos. Queremos despertar e reforçar que quando a família está envolvida, traz como consequência, bons resultados em educação”.
Entre as temáticas que serão abordadas estão a prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas; saúde mental, saúde sexual e reprodutiva – prevenção de IST/HIV; e alimentação saudável. “A educação em saúde é um dos pilares para termos mais qualidade de vida e isso já é trabalhado desde a escola, pois é desde pequeno que a gente aprende a se cuidar. Este é um programa que é uma parceria da saúde com a educação, visando sempre a prevenção de doenças, evitando internações e o adoecimento dos alunos”, detalhou Juliano Estanislau, secretário de saúde.
A Prefeita Imaculada destacou tem buscado junto aos secretários, implementar e fomentar ações que envolvam as famílias, no intuito de proteger as crianças, adolescentes e jovens. “Temos desde o início do nosso primeiro governo, feito ações para resgatar os nossos jovens, envolvendo o poder público, as famílias neste processo. Este é mais um programa que nós estamos abraçando e que vamos implementar em fomentar em todas as nossas escolas, para que promovendo o autocuidado, consigamos evitar que eles se entreguem às drogas e criminalidade”.
Durante toda a manhã, os alunos e comunidade puderam participar de momentos de instrução sobre “A Participação da família na escola”, momento feito pela Assistente Social Leslie de Moraes e “Saúde Mental com foco no Bullying”, com a Psicóloga Fabrícia Dutra. Também houve orientação sobre alimentação saudável e atualização da caderneta de vacinação.
por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu